Aqui separamos algumas perguntas frequentes para ajuda-los a navegar na Escola Virtual 

Dificuldade de acesso à plataforma

Como criar uma conta?
Para criar uma conta na Escola Virtual do IFB, você terá que preencher um formulário com os seus dados.
Para acessar o formulário, clique no botão Criar conta que está à direita do cabeçalho.
Preencha os seus dados e envie o formulário.
Será necessário confirmar sua conta a partir de uma mensagem que receberá no e-mail indicado no cadastro.
Abra seu e-mail e clique no link de confirmação da conta.
Não recebi o e-mail de confirmação do meu cadastro.
A mensagem de confirmação é enviada para o e-mail informado no formulário de cadastro que você preencheu.
Se ela não chegou em sua caixa de entrada, orientamos que verifique a caixa de Spam.
Caso não tenha recebido o e-mail, repita a solicitação de Criar conta na Plataforma Escola Virtual - IFB.
Em último caso, relate a sua ocorrência para o suporte técnico, clicando aqui.
Esqueci a minha senha. Como recuperá-la?
Na página principal da Escola Virtual, clique no botão Entrar.
Na página de login, clique na opção Esqueceu a senha?.
Você será redirecionado(a) para a página de redefinição de senha.
Preencha os dados solicitados e clique no botão <Buscar>. Uma mensagem de recuperação de senha chegará em seu e-mail. Siga as orientações contidas na mensagem.
Quero alterar a minha senha
Faça o seu login na Escola Virtual, inserindo o seu usuário e a sua senha atual.
Clique na setinha, no canto superior direito da tela onde está o seu nome e escolha a opção "Preferências", como mostra a imagem abaixo.

Na página apresentada, clique na opção "Mudar a senha".
Digite as informações solicitadas. Clique em "Salvar mudanças".
Pronto, sua senha foi alterada!
Esqueci o e-mail cadastrado para recuperação de senha
Você pode realizar a recuperação de senha para cada um dos e-mails que possui.
Clique no link para recuperar sua senha
https://escolavirtual.ifb.edu.br/login/forgot_password.php
Acesse seus e-mails e, em cada um deles, verifique se recebeu a mensagem com as orientações para a alteração de senha.
Além disso você pode recuperar a senha com a opção "identificação de usuário".
Insira seu número de CPF ou de documento estrangeiro e clique em buscar.
Verifique se recebeu o e-mail de alteração de senha.
Caso não tenha obtido sucesso, envie sua ocorrência para o suporte técnico clicando aqui.

Alterar dados do perfil

Quero alterar dados do meu perfil.
Para alterar dados do seu perfil, faça o seu login na Escola Virtual, inserindo o seu usuário e a sua senha.
Clique na setinha, no canto superior direito da tela onde está o seu nome e escolha a opção "Preferências", como mostra a imagem abaixo.

Na página apresentada, clique na opção "Modificar perfil".
Você será redirecionado (a) para a página com os dados que poderão ser alterados.
Ao finalizar as alterações, clique em "Atualizar perfil" para salvar as mudanças.
Quero incluir ou trocar a foto do perfil.
Para incluir ou alterar a foto do seu perfil, faça o seu login na Escola Virtual, inserindo o seu usuário e a sua senha.
Clique na setinha, no canto superior direito da tela onde está o seu nome e escolha a opção "Preferências", como mostra a imagem abaixo.

Na página apresentada, clique na opção "Modificar perfil".
Você será redirecionado (a) para a página com os seus dados.
Role a página até a sessão "Imagem do Usuário". Carregue a imagem a partir de seus arquivos.

Ao finalizar as alterações, clique em "Atualizar perfil" para salvar as mudanças.

Dúvidas sobre Matricula

Como me inscrevo em um curso?
Que bom que está interessado (a) em nossos cursos!
Clique aqui e visualize os cursos disponíveis para inscrição na Escola Virtual do IFB.
Você pode aplicar um filtro para visualizar os cursos dos eixos tecnológicos que mais interessam-lhe.
Clique sobre o curso que deseja se inscrever, leias as informações apresentadas. Clique no botão "Matrícular".
Ah, atenção!
Você precisa estar logado na plataforma para se matricular.
Se você ainda não tem uma conta na Escola Virtual do IFB, clique aqui para fazer o seu cadastro.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/login/signup.php
Como vejo os cursos disponíveis?
Que bom que está interessado (a) em nossos cursos!
Para visualizar os cursos na Escola Virtual do IFB, clique no link abaixo e veja os cursos disponíveis para matrícula.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/course/index.php
Você pode aplicar um filtro para visualizar os cursos dos eixos tecnológicos que mais interessam-lhe.
Clique sobre o curso que deseja se inscrever, leias as informações apresentadas e clique no botão "Matrícular".
Ah, atenção!
Você precisa estar logado na plataforma para se matricular.
Se você ainda não tem uma conta na Escola Virtual do IFB, clique aqui para fazer o seu cadastro.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/login/signup.php
Sou estrangeiro, posso me inscrever nos cursos?
A plataforma foi configurada para que qualquer pessoa possa realizaros cursos, inclusive, estrangeiros.
Se você é estrangeiro e possui CPF, deve utilizar o número do seu CPF ao realizar o cadastro, caso contrário, informe os dados do seu passaporte ou de outro documento oficial do seu país para a identificação no cadastro.
Clique aqui e cadastre-se!
Tenho direito à carteirinha de estudante?
Os cursos da Escola Virtual são on-line, livres, gratuitos e de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada, pelo Ministério da Educação.
Por isso eles não dão direito à carteira de estudante. Somente alunos da educação básica, técnica ou superior é que podem emitir a carteirinha.

Dúvidas gerais sobre os cursos

Não consigo acessar o curso que estou matriculado (a). O que devo fazer?
Para localizar os cursos em que você está matriculado, faça o login na plataforma com seus dados de acesso e clique no menu "Meus cursos".
Qual é o prazo de conclusão do meu curso?
O prazo que você dispõe é de 90 dias para concluir as atividades, a contar da data que se inscreveu no curso.
Decorridos 90 dias e não tiver concluído o curso, será necessário refazer a sua inscrição e reiniciar as atividades. Não é possível aproveitar as notas da matricula anterior.
Por que meu curso não está mais disponível?
Após 90 dias contados a partir da data da sua inscrição no curso, caso você não tenha sido aprovado, o acesso ao curso é encerrado e sua inscrição cancelada.
Caso queira retornar ao curso, você deverá realizar uma nova inscrição para voltar a acessá-lo e ter mais 90 dias para concluí-lo.
Atenção! Não é possível aproveitar as notas da matricula anterior.
Agora, se a sua dificuldade está em localizar os cursos em que está matriculado, faça o login na plataforma com seus dados de acesso e clique no menu "Meus cursos".

Para visualizar os cursos disponíveis na Escola Virtual do IFB e refazer sua matrícula, clique no link abaixo.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/course/index.php
Não concluí o curso dentro do prazo, o que devo fazer?
Após 90 dias contados a partir da data da sua inscrição no curso, caso você não tenha sido aprovado, o acesso ao curso é encerrado e sua inscrição cancelada.
Caso queira retornar ao curso, você deverá realizar uma nova inscrição para voltar a acessá-lo e ter mais 90 dias para concluí-lo.
Atenção! Não é possível aproveitar as notas da matricula anterior.
Encontrei um erro no conteúdo.
Se você acredita que encontrou um erro de conteúdo e quer nos alertar para que o curso seja atualizado, entre em contato com nosso suporte técnico e fale sobre o erro.
Acesse o formulário do FAQ, preencha os seus dados e informe também, o nome do curso e o erro encontrado no conteúdo.
Encontrei um erro no gabarito.
Se você acredita que o gabarito de alguma questão está errado, entre em contato com nosso suporte técnico e fale sobre o erro.
Acesse o formulário do FAQ, preencha os seus dados e informe também, o nome do curso e o erro encontrado no conteúdo.
Minha nota está incorreta. O que devo fazer?
Primeiramente acesse o curso, leia novamente o Guia do Estudante para rever como as notas são distribuídas no curso.
Confira novamente as suas notas no curso.
Atenção! Para cada nova matrícula num mesmo curso, as notas são zeradas, pois é necessário refazer todo o curso novamente, já que não é permitido o aproveitamento de notas.
Ao final da verificação, se você acredita que sua nota está mesmo errada, entre em contato com nosso suporte técnico.
Acesse o formulário do FAQ, preencha os seus dados e informe também, o nome do curso e o erro encontrado no conteúdo.
Quero cancelar minha matrícula. O que devo fazer?
Para cancelar sua inscrição em um curso, é preciso realizar o seu login na plataforma da Escola Virtual e entrar na sala do curso ao qual deseja realizar o cancelamento.
Localize na caixa ao lado do nome do curso o ícone da engrenagem e clique no link “Cancelar a minha inscrição no curso”.
Posso solicitar uma declaração de matrícula no curso?
Por se tratar de cursos de curta duração não emitimos nenhum tipo de declaração.
Se você concluir o curso com aproveitamento mínimo para aprovação, ao final, poderá emitir um certificado de conclusão de curso.
Depois que concluí o curso, continuarei tendo acesso aos conteúdos? Quero acessar materiais da minha TURMA ENCERRADA, como faço?
Na plataforma de Cursos livres e gratuitos do Ifes, clique no botão TURMAS ENCERRADAS, localizado no topo da página, no lado direito.
Você será direcionado para “Área do estudante”.
No campo "Já possui uma conta", insira seu login e senha para acessar a plataforma de Cursos livres e gratuitos do Ifes. Se você é servidor do Ifes, use seu SIAPE.
Na "Página inicial do site" você terá acesso a todos os seus cursos, inclusive os cursos com TURMAS já ENCERRADAS.

Certificado

Como eu gero o meu certificado?
Para gerar seu certificado, entre no cursos, e clique no bloco certificado localizado após a última unidade de estudo.
Mas atenção: Você somente conseguirá gerar seu certificado de atender as requisitos de conclução do curso: obter nota no curso maior ou igual a 60 pontos, ter se inscrito no curso a mais de sete dias e ter respondido a avaliação do curso. O certificado é digital e você pode baixar o documento para salvá-lo. Os certificados estarão disponíveis apenas em formato virtual validável.
Não consigo emitir meu certificado.
Verifique se você cumpriu os requisitos a seguir:
Obter nota de aprovação no curso maior ou igual a 60 pontos, se inscreveu no curso a mais de sete dias e respondieu a avaliação do curso.
O certificado é digital e você pode baixar o documento para salvá-lo. Os certificados estarão disponíveis apenas em formato virtual validável.
Como emitir a 2ª via do meu certificado?
O seu certificado fica salvo no seu cadastro na Escola Virtual do IFB.
Clique no link abaixo e acesse os certificados que você já conquistou.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/admin/tool/certificate/my.php
Como validar o meu certificado?
Para realizar a verificação de autenticidade para os certificados emitidos na Escola Virtual do IFB, clique no link abaixo, digite o código do certificado e clique em verificar.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/admin/tool/certificate/index.php
Como corrigir meus dados no certificado?
Você deve corrigir seus dados antes de emitir o certificado. Clique no link abaixo, confira seus dados e corrija se necessário.
https://escolavirtual.ifb.edu.br/theme/middag/page.php?pid=user_profile
Caso tenha emitido o certificado antes de realizar a correção dos dados, entre em contato com o suporte técnico, clicando aqui.
A correção será feita apenas em casos excepcionais.
O certificado informa que o curso é online / a distância?
Nos certificados emitidos pela Escola Virtual do IFB não consta que o curso foi realizado de forma online ou à distância.
As certificações de cursos realizados presencialmente ou a distância tem o mesmo valor independente da modalidade em que foram ofertados.
O certificado dos cursos realizados presencialmente ou a distância, tem o mesmo valor independente da modalidade em que foram ofertados.
Como funciona o certificado dos cursos livres e gratuitos?
Os cursos da Escola Virtual são on-line, livres, gratuitos e de curta duração, o certificados são classificados como formação inicial ou continuada, pelo Ministério da Educação.
Todos os cursos possuem certificação digital e você vai poder gerar o certificado ao final do curso, caso atinja nota para aprovação.

Outros assuntos

Minha dúvida é outra.
Olá, usuário (a).
Você deverá preencher o formulário clicando aqui para enviar a sua dúvida.
O suporte técnico irá avaliar a questão e você receberá uma resposta em até 24 horas.
Atenção, nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00. Em feriados ou pontos facultativos, não há atendimento.
Atenciosamente,
Equipe de suporte técnico