Projetos Integradores no EMI e as Metodologias Ativas
30hh
Eixo: tela-curso-desenvolvimento-educacional
RESUMO DO CURSO
Descrição do curso
Compreender os projetos integradores como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, a partir de um breve histórico, suas características fundamentais, etapas e estratégias pedagógicas para implementação de projetos integradores na educação.
Carga-Horária
30h/a.
Idioma
Português.
Nível de dificuldade
Básico.
Público-alvo
Professores, demais profissionais de educação, estudantes e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.
Requisitos técnicos
Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso
Ter concluído o Ensino Fundamental e, preferencialmente, estar vinculado à educação profissional e tecnológica, seja como servidor ou estudante.
Metodologia
Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
Há questionários avaliativos de correção automática.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação
A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas que envolvem pensamento crítico e a autonomia do cursista, de forma lúdica e interativa.
Uma atividade avaliativa é apresentada ao final de cada unidade, que juntas totalizam 100 pontos.
Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.
Duração
90 dias.
Conteúdos
Teorias e métodos pedagógicos: Metodologias ativas; Metodologia de Projetos: histórico, concepção, características e finalidades.
Projetos Integradores no Ensino Médio Integrado: definição, etapas e avaliação de projetos integradores; Possibilidades e desafios no trabalho com projetos integradores.
Atividades e metodologias ativas adequadas à cada etapa do Projeto Integrador: Diagnóstico, Tema-problema, Planejamento, Desenvolvimento, Culminância e Avaliação.