Projetos Integradores no EMI e as Metodologias Ativas

30hh




RESUMO DO CURSO

Descrição do curso

Compreender os projetos integradores como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, a partir de um breve histórico, suas características fundamentais, etapas e estratégias pedagógicas para implementação de projetos integradores na educação.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, demais profissionais de educação, estudantes e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e, preferencialmente, estar vinculado à educação profissional e tecnológica, seja como servidor ou estudante.

 Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas que envolvem pensamento crítico e a autonomia do cursista, de forma lúdica e interativa.

  • Uma atividade avaliativa é apresentada ao final de cada unidade, que juntas totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Teorias e métodos pedagógicos: Metodologias ativas; Metodologia de Projetos: histórico, concepção, características e finalidades.

  • Projetos Integradores no Ensino Médio Integrado: definição, etapas e avaliação de projetos integradores; Possibilidades e desafios no trabalho com projetos integradores.

  • Atividades e metodologias ativas adequadas à cada etapa do Projeto Integrador: Diagnóstico, Tema-problema, Planejamento, Desenvolvimento, Culminância e Avaliação.

 



Conteúdo